Os preços do petróleo terminaram em alta esta sexta-feira em Londres e Nova York, onde esta foi a terceira sessão consecutiva em alta.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em agosto encerrou cotado a 63,56 dólares, em alta de 1,52 dólar. Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em setembro – novo contrato de referência – subiu 1,63 dólar, a 65,38 dólares.
O WTI, vacilante na abertura do mercado, chegou a subir mais de 3% após a publicação dos dados da construção civil nos Estados Unidos, que parecem indicar que o pior já passou para o setor. No entanto, Mike Fitzpatrick, da MF Global, estimou que é difícil explicar uma alta tão abrupta. “Estamos no verão, o volume de operações é baixo, é uma cobertura antes do fim de semana”, sugeriu o analista.
A recuperação mostra que “os investidores não estão evitando os ativos mais arriscados”, segundo analistas da BMO Capital Markets.