Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Activista angolano pede saída de filha de presidente do comando de petrolífera estatal

O activista de direitos humanos Rafael Marques pediu para o procurador-geral de Angola revogar a indicação de Isabel dos Santos como chefe da Sonangol, acusando o presidente do país de agir inconstitucionalmente ao colocar sua filha no comando da empresa estatal de energia.

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, que chegou ao poder em 1979, nomeou a sua filha, uma empresária bilionária, como chefe da Sonangol em Junho através de decreto presidencial, numa medida que concretiza o controle da sua dinastia no poder do país, um grande exportador de petróleo.

“Com questões de recursos naturais estratégicos, o presidente não pode mudar as regras conforme lhe agradam. Ele deve buscar uma ratificação do parlamento. Ele não fez isso e, então, as reformas na Sonangol são inconstitucionais”, disse Marques à Reuters após protocolar três pedidos junto ao gabinete da Procuradoria Geral.

Angola, actualmente o maior produtor de petróleo da África por causa de problemas de abastecimento causados por ataques de militantes em unidades na Nigéria, disse em Abril que restruturaria a Sonangol para aumentar a eficiência e a rentabilidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!