A Academia Americana de Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira a lista dos indicados ao Prêmio Emmy, cuja cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 13 de setembro, no Shrine Auditorium, em Los Angeles.
As séries dramática ‘Mad Men’ ecômica ’30 Rock’, as grandes vencedoras do ano passado, receberam o maior número de indicações este ano – 22 e 16 respectivamente -, enquanto que o telefilme da HBO, “Grey Gardens” ficou com17 indicações. E, pela primeira vez desde 1961, uma série de animação, ‘Family Guy’, foi indicada na categoria de melhor série de comédia. A seleção dos indicados é feita por 14 mil membros da academia, sendo que cada membro escolhe representantes de sua própria categoria. A novidade desse ano é a academia aumentou o número de indicados nas principais categorias, que deixaram de ser apenas cinco, segundo decisão tomada em fevereiro passado por causa dos empates que ocorriam entre os indicados.
A seguir, a relação dos principais indicados:
Melhor comédia:
“Entourage”
“Family Guy”
“The Flight of the Conchords” “How I Met Your Mother” “The Office” “30 Rock” “Weeds”
Melhor drama: “Big Love” “Breaking Bad” “Damages” “Dexter” “House” “Lost” “Mad Men”
Melhor filme para televisão
Grey Gardens
Into the Storm Prayers for Bobby Taking Chance Melhor mininissérie: “Generation Kill”
“Little Dorrit” )
Melhor ator em série de comédia:
Alec Baldwin por “30 Rock” Steve Carell por “The Office” Jemaine Clement por “The Flight of the Conchords” Jim Parsons por “The Big Bang Theory” Tony Shalhoub por “Monk” Charlie Sheen por “Two and a Half Men”
Melhor ator por série dramática:
Simon Baker por “The Mentalist” Gabriel Byrne por “In Treatment” Bryan Cranston por “Breaking Bad” Michael C. Hall por “Dexter” Jon Hamm por “Mad Men”
Melhor atriz em série de comédia:
Christina Applegate por “Samantha Who?” Toni Collette por “United States of Tara” Tina Fey por “30 Rock” Julia Louis-Dreyfus por “The New Adventures of Old Christine” Mary-Louise Parker por “Weeds”
Sarah Silverman por “The Sarah Silverman Program.”
Melhor atriz em série dramática:
Glenn Close por “Damages” Sally Field por “Brothers & Sisters” Mariska Hargitay por “Law & Order: Special Victims Unit” Holly Hunter por “Saving Grace” Elisabeth Moss por “Mad Men” Kyra Sedgwick por “The Closer”