A Organização dos Países Exportadores de Petróleo(OPEP) informou que o mercado global de petróleo está com um excedente de oferta e sinalizou o excesso pode aumentar este ano, com uma maior produção dos países integrantes do grupo compensando as reduções de outras nações cuja extracção foi atingida por uma queda de preços.
A OPEP elevou a produção após sanções ao Irão terem sido suspensas e uma iniciativa da Rússia e de outros não membros para enfrentar um excesso de oferta ter falhado no mês passado.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo bombeou 32,44 milhões de barris por dia (bpd) em Abril, disse o grupo num relatório mensal citando fontes secundárias, aumento de 188 mil bpd ante Março. Este é o maior volume desde pelo menos 2008.
“Fundamentalmente, o excesso de oferta ainda persiste”, afirmou a OPEP na sexta-feira(13). “A produção de petróleo continua alta.”
Um excesso persistente poderia pesar sobre os preços, após recuperação dos valores para 47 dólares norte-americanos por barril, ante mínima de 12 anos de 27,10 dólares em Janeiro.