Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidentes de viação matam 105 pessoas em duas semanas

Mais de 100 pessoas perderam a vida nas últimas duas semanas como resultado de vários acidentes de viação registados nas estradas moçambicanas, afirmou o porta-voz do Comando-Geral da Policia Moçambicana (PRM), Pedro Cossa.

“O número de óbitos foi de 105 e o de feridos graves ultrapassou 200”, disse Cossa, falando à imprensa durante o seu informe semanal sobre a situação criminal em todo o país. Os acidentes de viação têm causar inúmeras vítimas em Moçambique, uma tendência que tende a se agravar nas últimas semanas, particularmente nas províncias de Maputo (Sul do país), Sofala (no Centro) e Cabo Delgado (Norte).

Só na semana passada, 50 pessoas perderam a vida vítimas de acidentes de viação, que também provocaram 99 feridos graves e outros 124 feridos ligeiros. A maioria dos sinistros mortais envolveu transportes semi-colectivos de passageiro, vulgo “Chapa 100”. A Policia considera que os principais culpados por estes acidentes de viação são os condutores dos Chapas devido ao seu desrespeito pelas mais elementares regras de trânsito. “Falta civismo na via pública”, disse Cossa, Adjunto Comissário da Policia, acrescentando que “os chapas fazem corrias nas estradas e matam pessoas todos os dias…cada patrão devia ver como o seu empregado porta-se na via pública”.

No âmbito da campanha sobre segurança rodoviária denominada “Viagem Segura” organizada pela PRM, em parceria com o Instituto Nacional de Viação (INAV) e a Administração Nacional de Estradas (ANE), as autoridades fiscalizaram 16.530 viaturas, durante a semana passada. Esta equipa realizou testes de alcoolemia a 118 condutores, dos quais 55 acusaram positivo. Outros nove condutores foram detidos devido a condução ilegal.

Além disso, as autoridades policiais aplicaram 2.855 multas, tendo apreendido 308 cartas de condução e 89 viaturas em estado irregular. Entre outros casos dignos de registo, destacam – se 184 casos criminais ocorridos em todo o país ao longo da semana passada, dos quais três homicídios voluntários e uma tentativa de homicídio frustrado. Dos homicídios voluntários consta um caso insólito ocorrido na cidade de Tete, onde a PRM encontrou, no Sábado uma cabeça humana.

Mais tarde, ainda nas proximidades na mesma cidade, a corporação encontrou um corpo decapitado. “O tronco foi encontrado sem órgãos genitais”, disse a fonte, acrescentando que a Policia está ainda a investigar o caso. Enquanto isso, as autoridades continuam a trabalhar no sentido de localizar os familiares da vítima. Os restantes casos de homicídio voluntários registaram-se em Maputo, um dos quais no Município da Matola. Os suspeitos encontram-se actualmente sob custódia policial.

Na Matola, a Policia deteve um indivíduo que trabalhava para uma empresa de segurança por ter electrificado uma árvore, que uma menor de oito anos segurou e perdeu a vida. O terceiro homicídio voluntário ocorreu no bairro suburbano da Maxaquene, arredores da capital moçambicana, onde algumas pessoas mataram um cidadão com recurso a uma catana. Dois indivíduos encontram-se detidos na 12/a Esquadra da Policia em conexão com este crime.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts