Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento CAN 2017: Angola e Cabo Verde derrotados e com qualificação comprometida

As selecções de Angola e de Cabo Verde voltaram a perder nas eliminatórias de qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol de 2017. Os “Palancas Negras” foram derrotados pela República Democrática do Congo por 0 a 2, em jogo do grupo B, igual resultado conseguido pelo Marrocos no confronto contra os “Tubarões Azuis”, em jogo pontuável para a 4ª jornada do Grupo F.

Os golos que decidiram a partida desta terça-feira em Luanda foram marcados justamente no final de cada uma das partes, o primeiro aos 45+2′, por Joel Kimwaki, e o segundo aos 90+1′, por Jonathan Bolingi. A seleção angolana tinha perdido há três dias, no último sábado, perante o mesmo adversário, por 2 a 1, num jogo que se disputou na República Democrática do Congo.

Estas duas derrotas consecutivas colocam os palancas negras numa situação delicada no apuramento para a fase final da CAN, em terceiro lugar no grupo B, com quatro pontos em quatro jogos, a cinco da liderança agora ocupada pela República Democrática do Congo e a três do segundo classificado, a República Centro Africana.

Cabo Verde compromete qualificação

Noutra das partidas da 4ª jornada disputada nesta terça-feira, a selecção de Cabo Verde voltou a perder com a similiar de Marrocos por 2 a 0 comprometendo as suas chances de qualificação para a fase final. Com esta segunda derrota, no jogo disputado no Grand Stade Marrakech, Cabo Verde, que tinha perdido sábado em casa, ficou sem possibilidades de terminar a fase de grupo em primeiro lugar, uma vez que passou a ter menos 6 pontos do que Marrocos, equipa que, ao somar 12 pontos, em quatro jogos, se tornou na primeira selecção africana a classificar-se directamente para a fase final do CAN 2017.

Os “Tubarões Azuis”, que ocupam o primeiro lugar entre os países africanos no ranking da FIFA de Abril, correm, assim, o risco de ficarem afastados da fase final da mais importante prova africana a nível de seleções de futebol. Estas derrotas da selecção cabo-verdiana ocorrem depois das mudanças verificadas no comando da equipa técnica, que passou a ser liderada pelo treinador Felisberto “Beto” Cardoso, depois da saída, em Dezembro passado, do técnico português Rui Águas, alegando atraso no pagamento dos salários.

Para voltar a participar numa fase final do CAN, resta à equipa cabo-verdiana, que marcou presença na prova disputada na África do Sul, em 2013 (4º lugar) e Guiné Equatorial, em 2015, classificar-se entre os dois melhores classificados nos 13 grupos de apuramento.

Para já, Cabo Verde vai ter de vencer as duas partidas frente a São Tomé e Príncipe (em junho), num jogo fora, e à Líbia, num jogo a disputar em casa, no mês de Setembro, e ficar à espera dos resultados finais dos grupos. Os “Tubarões Azuis” ocupam o segundo lugar do grupo F com seis pontos, menos 6 de que Marrocos, enquanto a Líbia e São Tomé e Príncipe somam três pontos cada.

Eis os resultados das partidas da 4ª jornada disputadas nesta terça-feira(29):

Grupo A:

Togo 0-0 Tunísia

Libéria 5-0 Djibouti

Grupo B:

Angola 0-2 RD Congo

Grupo D:

Uganda 0-0 Burkina Faso

Grupo F:

Marrocos 2-0 Cabo Verde

Grupo G:

Egipto 1-0 Nigéria

Grupo H:

Ruanda 5-0 Ilhas Maurícias

Grupo I:

Sudão 1-1 Costa do Marfim

Grupo J:

Lesoto 2-1 Ilhas Seychelles

Etiópia 3-3 Argélia

Grupo K:

Níger 1-2 Senegal

Namíbia 1-3 Burundi

Grupo L:

Malawi 1-2 Guiné Conacri

Grupo M:

Gâmbia 0-0 Mauritânia

África do Sul 0-0 Camarões

 

Recorde-se que são apuradas directamente para a fase final que se realiza no Gabão os primeiros classificados de cada um dos treze grupos, além dos dois melhores classificados dos grupos de quatro equipas (só os grupos G e I têm três equipas).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!