Cento e treze migrantes africanos que rumavam para a Itália, a partir das costas líbias a bordo de uma embarcação pneumática de 12 metros de comprimento, foram socorridos quarta-feira última por uma fragata espanhola identificada como Numancia.
Dos 113 migrantes socorridos, 93 são homens, 18 mulheres e duas crianças, e foram recuperados pela fragata de guerra espanhola que controlava as costas líbias no quadro da operação “Sophia” lançada pela União Europeia (UE) para lutar contra o tráfico de seres humanos no Mar Mediterrâneo.
Os viajantes clandestinos, uma vez a bordo, beneficiaram de uma assistência, nomeadamente alimentos e vestuário quente da tripulação do navio que interveio depois de avisado do sinistro por um avião do Exército espanhol que controlava a zona, de acordo com a fonte.
Até ao momento, 16 Estados-membros deram recursos militares para participarem na operação anteriormente batizada “EU Navfor Med” e rebatizada posteriormente “Operação Sophia”, do nome de um bebé nascido a bordo de um navio de socorros alemão em Agosto último.