Seis imigrantes, incluindo uma criança, morreram afogados quando a embarcação em que estavam afundou perto da costa de uma ilha grega próxima à Turquia, informou a guarda costeira grega nesta quarta-feira, à medida que a perigosa travessia continua a ser tentada apesar das rigorosas condições do inverno europeu.
“Um homem conseguiu nadar até o litoral, de estimadas 10 pessoas a bordo. O corpo de um jovem foi levado pela maré até a praia”, disse um oficial da guarda costeira grega.
O naufrágio ocorreu na quarta-feira de manhã ao norte do cabo de Ammoglosa, na ilha de Kos, que fica no leste do mar Egeu, próxima à Turquia.
Três barcos da guarda-costeira, um helicóptero militar e dois barcos da agência europeia Frontex buscavam por sobreviventes.
“De acordo com o testemunho de sobreviventes, ao menos três migrantes estão desaparecidos”, disse o oficial da guarda-costeira.
Mais de 600 mil refugiados e migrantes que fogem da Síria, do Afeganistão e de outros países afetados pela guerra chegaram à Grécia a partir da Turquia no ano passado, arriscando a curta mas perigosa travessia marítima, muitas vezes em barcos infláveis. Centenas se afogaram.
Pelo menos 43 pessoas, incluindo 17 crianças, morreram afogadas na semana passada, quando seus barcos afundaram perto da costa de duas ilhas gregas próximas à Turquia, dois dos naufrágios mais fatais envolvendo migrantes que se arriscam na precária rota de entrada na Europa.