O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê a ocorrência de chuvas fortes (mais de 50 milímetros de precipitação em 24 horas) acompanhados de trovoadas, a partir da noite desta segunda-feira(25), até quarta-feira(27), nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Manica e Tete.
Devido ao elevado número de mortes causadas por descargas atmosféricas, desde 1 de Outubro de 2015 já se registaram 23 óbitos causados por este fenómeno natural em todo país, as autoridades de emergência chamam a atenção para o facto de o leitor num campo aberto e a caminhar durante uma tempestade transforma-se num alvo fácil de raios atmosféricos, as árvores isoladas também não são recomendáveis, e é preciso evitar o contacto com objectos metálicos e lugares com água.
Na falta de um abrigo seguro é recomendável deitar-se no chão ou agachar-se para que o seu corpo não seja o ponto mais alto na área.
Mesmo que esteja numa zona urbana é preciso ter o cuidado para não usar as torneiras ou chuveiros durante as tempestades, afaste-se das tomadas eléctricas e não use o telemóvel, pois são condutores e podem originar um choque eléctrico.
Se estiver a conduzir não saia da viatura, pois os carros modernos estão preparados para repelir os raios, porém tenha cuidado em não segurar as partes metálicas.