O Ferroviário de Maputo venceu neste domingo (29) o KCCA do Uganda, por 62 a 47, foi a sua terceira vitória consecutiva na 21ª edição da Taça dos clubes campeões africanos em basquetebol, que decorre desde sexta-feira(27) na capital angolana, e é a primeira equipa apurada para os quartos-de-final.
A equipa de Leonel Rodolfo Manhique que se estreou com uma vitória sobre o USIU do Quénia na sexta-feira (27), por 69 a 64 pontos, e depois venceu as campeãs em título do Interclube de Angola no sábado(28), por 64 a 63 pontos, entrou mal para esta partida da terceira jornada e cedo viu-se em desvantagem no placar.
Ao intervalo o Ferroviário de Maputo perdia por oito pontos de diferença e nem a moçambicana Ana Suzana Jaime, que voltou a ser decisiva, depois de encestar cinco triplos e somar 18 pontos na vitória sobre o Interclube, acertou quatro triplos e totalizou 19 pontos na sua conta pessoal, parecia conseguir dar à volta ao marcador.
Mas no terceiro período, as representantes de Moçambique começaram a reduzir a desvantagem que era de apenas um ponto à entrada do último período.
No período derradeiro, as locomotivas impuseram-se, graças ao seu bom jogo interior e também a uma boa partida de Odelia Mafanela, que somou 12 pontos para a vitória, e qualificação, da equipa moçambicana.
Com a primeira missão assegurada, o Ferroviário de Maputo vai agora disputar a liderança do Grupo B, e para tal precisa de vencer o INSS da República Democrática do Congo.
As locomotivas procuram reconquistar um título de que Moçambique já foi detentor – através das equipas da Liga Muçulmana(2012), Desportivo de Maputo(2007 e 2008) e da Académica de Maputo (2001) – , porém, as favoritas são bicampeãs do Interclube e o 1º de Agosto também de Angola (onde joga a moçambicana Leia Dongue, a senegalesa Maimouna Diarra e metade da selecção angolana de basquetebol).
Também candidata ao título é a equipa do First Bank da Nigéria, que venceu a prova em 2009, e para esta edição contratou Aya Traore, a MVP do último Campeonato Africano, e ainda a nigeriana Nkechi Akashili.
A prova está a ser disputada em dois grupos na primeira fase, no sistema “todos contra todos” a uma volta, apurando-se os quatro melhores para os quartos-de-final.