Do Metical para o Dólar
Querido Dólar, lembrei-me, hoje, da nossa amizade quando tu ainda custavas 11 meticais. Lembrei-me de ti porque tínhamos uma amizade muito grande e permitias que o meu povo tivesse mais acesso a ti. Eras, em tempos, o meu melhor amigo. Mas, agora, para te ver, meu amigo, só com os binóculos.
Meu amigo Dólar, mas escrevo-te mesmo como amigo, pois parece que eu tenho tido mais visão do futuro que tu. Meu amigo, se continuares a subir sozinho, a corda vai rebentar irmão, e quando a mesma corda se despedaçar vamos virar-te as costas e colocar a moeda da China como o líder mundial. Eu, como teu amigo, escrevo para te alertar sobre esta situação.
Atenciosamente Metical
Do Dólar para o Metical
Amigo Metical, quem manda o senhor ser pertença de um povo que consome mais do que produz? É por isso que compra tudo fora do teu país. És pertença de um povo cujos líderes se endividam no estrangeiro para investir em NADA enquanto eles sabem que depois terão de devolver, em dólares, o que contraíram como empréstimo.
Um povo cujos líderes mandam passear os que te ofereciam dinheiro quando eram pobres, apenas porque viu o gás natural ainda no subsolo e eles já se achavam ricos, corre este tipo de riscos.
Os teus líderes dizem que o país não está em guerra, mas está-se a disparar em algumas zonas e quem queria trazer os dólares para investir já não vai…
Meu amigo, preferi cuidar dos meus afazeres porque o teu povo precisa mudar de atitude e postura para que tu possas ser forte de verdade, mas não com uma base de barro como estás. Espero que me entendas e um dia o teu povo mude a postura e voltemos a conviver em harmonia.
Atenciosamente Dólar
Por Arsénio Chirindza