Oito migrantes morreram afogados e pelo menos outros três estão desaparecidos após o barco insuflável que estavam naufragar na costa da ilha grega de Kos nesta terça-feira, de acordo com a guarda costeira. Sete pessoas foram resgatadas e equipes de emergência ainda estavam a tentar recuperar todos os corpos das pessoas que morreram no naufrágio, acrescentou uma autoridade da guarda costeira.
Mais de 600 mil refugiados e imigrantes da Síria, Afeganistão e outros países devastados pela guerra atravessaram da Turquia para a Grécia neste ano, arriscando-se pela pequena, mas perigosa, viagem pelo mar. Centenas morreram por afogamento.
A Grécia, que enfrenta uma grave crise económica, informou que não possui os recursos financeiros necessários para cuidar de todas as chegadas antes da transferência para outros destinos, como Alemanha e Suécia.
O primeiro-ministro Alexis Tsipras disse que auxilio financeiro pode ser oferecido à Turquia para registar imigrantes. Tsipras está de visita a Turquia nesta terça-feira e quarta-feira para discutir a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.