O preço do petróleo registrou uma forte queda nesta terça-feira em Nova York e Londres, devido ao fortalecimento da moeda americana e à queda da confiança dos consumidores nos Estados Unidos.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (denominação do “light sweet crude” negociado nos Estados Unidos) para entrega em agosto encerrou a 69,89 dólares, em queda de 1,60 dólar.
No segundo trimestre, que termina nesta terça-feira, os preços registraram uma alta espectacular de 20,23 dólares (40,8%). Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em agosto cedeu 1,69 dólar, fechando a 69,30 dólares. Na sessão desta terça-feira, “a alta do dólar afetou os preços do cru”, disse Mike Fitzpatrick, da MF Global.
A moeda americana se valorizou em relação ao euro, negociada em torno dos 1,40 dólares, o que tornou menos atraente o cru vendido em dólares para investidores que compram em outras divisas. Além disso, a inesperada queda do índice que mede a confiança do consumidor americano contribuiu para a baixa dos preços, segundo o analista.
O indicador lembrou o mercado sobre a fragilidade da demanda de gasolina nos EUA.