Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Saad Hariri é nomeado primeiro-ministro do Líbano

O líder da maioria parlamentar no Líbano Saad Hariri, filho do dirigente assassinado Rafic Hariri, foi nomeado primeiro-ministro este sábado, anunciou a presidência em comunicado. “Conforme a Constituição, e depois de o presidente ter consultado o presidente do Parlamento e os parlamentares, ele (o presidente libanês Michel Sleimane) convocou Saad Hariri e o encarregou de formar um novo governo”, diz o texto.

A designação era esperada desde sexta-feira, quando a maioria dos deputados libaneses escolheu Hariri, 39 anos, como candidato para o cargo de primeiro-ministro. No total, 86 dos 128 deputados do Parlamento votaram em Hariri.

O Hezbollah e o partido de seu aliado cristão Michel Aoun se abstiveram. Entre os grupos da minoria parlamentar, somente o movimento xiita Amal, dirigido pelo presidente do Parlamento, Nabih Berri, anunciou ter votado em Saad Hariri.

Segundo o complexo sistema de partilha do poder entre as diversas tendências religiosas no Líbano, o cargo de primeiro-ministro é reservado a um muçulmano sunita. Líder da Corrente do Futuro, Saad Hariri pediu a seus partidários que não expressassem sua alegria com tiros para o alto.

No entanto, muitos disparos foram ouvidos em Beirute na hora do anúncio de sua designação pelo presidente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!