Um xadrezista nigeriano, Oladopo Adu, qualificou-se para a Taça Mundial Azerbaijão de 2015 do jogo de xadrez, após a sua vitória no Torneio Africano da Zona 4 realizado em Lomé no último fim de semana.
Adu venceu o torneio que reuniu 36 jogadores, homens e mulheres, de sete países, designadamente os Camarões, a República Centroafricano, a Costa do Marfim, o Gana, a Nigéria, a Serra Leoa e o Togo, dos 11 países inicialmente esperados.
Assim sendo, Oladopo Adu estará no mundial de xadrez previsto para setembro próximo em Bakou, em Azerbaijão. Recebeu um troféu e um envelope de 600 mil francos CFA (cerca de mil 200 dólares americanos) no final do torneio presidido pelo coronel Michel Viang Nguele, presidente da Zona 4 da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e presidente da Federação Camaronesa de Xadrez.
A competição africana da 4ª zona da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) foi marcado pela melhor prestação dos Nigerianos e que por isso mesmo, ganharam um grande prémio.
Os 2º e 3º do torneio são Nigerianos, designadamente Bomo Kighiga e Daniel Anwuli. Nos femininos, são sempre nigerianas que triunfam. Por esta ocasião, foram Omolabakè Coker (1º), Olabisi Rabiu (2) e Toritsemuwa Ofowino (3 º).
Os togoleses melhor classificados são Enyonam Fumey, 10º (nos masculinos), e Ama Edoh, 4ª (nos femininos). O torneio, indica-se, agrupou 36 jogadores de sete países, de 14 a 21 março corrente na capital togolesa.