Um cidadão de nacionalidade dinamarquesa, de 58 anos de idade, foi detido na passada quinta-feira e conduzido à 1.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique na cidade de Maputo, indiciado de tráfico de droga.
Segundo a Polícia, citada pelo jornal Notícias, o acusado foi surpreendido após desembarcar no Aeroporto Internacional de Maputo num voo proveniente de Portugal, com escala no Brasil, com 2,6 quilogramas de cocaína.
Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia na capital, conta que a droga foi descoberta quando a bagagem do passageiro, cuja identidade a Polícia não revelou, passou pelos scanners instalados naquele terminal. Explicou que a cocaína será levada ao laboratório da Polícia de Investigação Criminal e o processo correspondente deverá seguir os seus trâmites legais subsequentes. Acrescentou que o Aeroporto Internacional de Maputo tem sido uma porta preferencial dos traficantes, por isso vários indivíduos têm sido detidos com droga graças ao trabalho conjunto levado a cabo pela PRM, Alfândegas e Migração.
Entretanto o acusado distanciou-se de todas as acusações que pesam sobre ele, afirmando que nada tem a ver com aquela droga e nem sabe da sua proveniência. “Eu não tenho nada a ver com isso e nada sei sobre esta droga. Eu só estou à espera da investigação”, reagiu o dinamarquês.