Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Construção da estrada Jardim/Benfica arranca próximo mes

As obras de reabilitação do troço Jardim- Benfica, na Estrada Nacional Numero Um (EN1), que liga a capital moçambicana, Maputo, às zonas Centro e Norte do país, arrancam no próximo mês de Julho.

A garantia foi dada em Chidenguele, província de Gaza, Sul de Moçambique, pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, no último dia do XVII Conselho Coordenador da instituição que dirige. Depois de sucessivos atrasos, a Administração Nacional de Estradas (ANE) garante que as obras vão arrancar. A construção do troço, cujo nome do empreiteiro não foi revelado, terá a duração de 18 meses.

As obras estão avaliadas em 30 milhões de Dólares Norte-americanos e contam com o financiamento do Banco Mundial. Segundo o Director geral da ANE, Nelson Nunes, o processo de reassentamento das populações residentes ao longo da estrada está a decorrer a bom ritmo. “Nós já concluímos o reassentamento das populações que têm impacto directo nas obras. As que não têm influência nas obras vão sendo reassentados ao longo do trabalho.

Mas as obras vão arrancar no próximo mês de Julho”, explicou. A reabilitação do troço Jardim- Benfica devia ter iniciado em 2008, porém devido a vários factores relacionados com o reassentamento das populações e com os elevados custos dos materiais de construção, o início das obras encontrase atrasado.

De referir que a reabilitação do troço Jardim-Benfica está incluso no pacote do projecto de reabilitação da EN1, que também inclui Xai-Xai-Chissibuca e Massinga-Nhachungue, num total de 160 quilómetros. O pacote deste projecto está avaliado em 65 milhões de dólares norteamericanos, financiados pelo Banco Mundial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts