Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estado Islâmico saqueia antiga capital assíria e Iraque pede ajuda

Os militantes do grupo extremista Estado Islâmico profanaram mais uma antiga capital do Iraque, disse o governo, esta quarta-feira (11), destruindo partes da cidade de Khorsabad, de 2.700 anos de idade e famosa por suas colossais estátuas de touros alados com cabeças humanas.

As autoridades iraquianas disseram estar a examinar há vários dias os relatos sobre os danos em Khorsabad, depois de os islamistas radicais, que controlam a maior parte do norte iraquiano, terem atacado também as cidades de Nineveh, Nimrud e Hatra.

Nesta quarta-feira, o director do órgão responsável pelas antiguidades do Iraque e o ministro de Antiguidades confirmaram que danos foram feitos em Khorsabad nos últimos dias, embora não tenham dado detalhes.

“As muralhas da cidade foram destroçadas e alguns elementos dos templos, mas não sabemos a extensão exata (dos danos)”, disse o director de antiguidades, Qais Rasheed, à Reuters. O Estado Islâmico domina um autoproclamado califado em partes de Iraque e da Síria onde estão alguns dos mais valiosos tesouros arqueológicos da humanidade.

Os antigos impérios assírios construíram suas capitais na região, onde a civilização greco-romana depois veio a prosperar e seitas cristãs e muçulmanas coexistiram por séculos. O grupo radical, que considera heresia qualquer crença diferente da sua própria e estreita interpretação da teologia muçulmana sunita, tem destruído sistematicamente templos históricos, santuários e estátuas com manuscritos.

As autoridades afirmam que o grupo também tem vendido relíquias para financiar as suas operações. O Iraque pediu à coligação liderada pelos Estados Unidos que apoia a luta de Bagdad contra o Estado Islâmico com ataques aéreos que use o seu poder aéreo para defender a herança cultural do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts