As equipas da Universidade Lúrio correm o risco de ficar de fora nas provas de alta competição na presente temporada, com particular destaque para o Campeonato Provincial de Atletismo, em diferentes escalões, por não terem efectuado a inscrição das mesmas na Associação Provincial de Atletismo de Nampula (APAN).
Devido a esta situação, os “Académicos” de Nampula viram- -se excluídos, nos princípios de Fevereiro último, de participar no torneio de abertura da época do presente ano, sobretudo nos escalões de iniciados, juniores e juvenis. Salienta-se que, até ao momento, continua filiado ao órgão máximo e gestor de atletismo em Nampula um total de quatro equipas, das seis que tinham sido inscritas na época passada.
Sebastião Pedro, treinador da equipa sénior da UniLúrio, justifica a demora na inscrição das equipas e respectivos atletas na APAN alegando as mudanças na reitoria daquele estabelecimento de ensino superior público. Pedro teme que a sua colectividade não participe, na presente temporada desportiva, nos certames de alta competição, devido a esta situação. “Esta semana é a última, e se falharmos só poderemos filiar-nos no próximo ano”, disse.
Aquele treinador afirmou que esforços continuam a ser envidados pela Direcção de Desportos daquela universidade. “Mas tudo depende da nova reitoria”, explicou. Refira-se que Jorge Ferrão, por sinal primeiro reitor na história da UniLúrio, actualmente a ocupar a pasta de ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, era o impulsionador do desporto, principalmente o atletismo, desde a implantação daquela instituição de ensino superior.
Sebastião Pedro acredita que a modalidade da qual é treinador poderá deixar de existir, caso a nova reitoria mostre desinteresse pelo desporto dentro da universidade. Importa referir que a Universidade Lúrio colecciona diversas medalhas de ouro, prata e bronze, como resultado de conquista de vários campeonatos, designadamente provinciais, regionais e nacionais, desde 2007, aquando da sua criação.