O distrito costeiro de Moma vai iniciar, ainda este mês, o processo de abate de mais de quatro mil coqueiros afectados pelo fenómeno do amarelecimento letal.
A acção enquadra-se no projecto do Millenniun Challenger Acount (MCA) que prevê a respectiva reposição tendente a assegurar o aumento do rendimento das famílias que se dedicam à exploração daquela cultura. Daniel Ramos, administrador daquele distrito que forneceu esta informação, disse que foram já avançados os primeiros contactos com vista a sensibilizar as famílias que serão beneficiadas pela medida.
Ramos referiu ainda que foram realizados trabalhos técnicos que culminaram com a identificação de um local onde serão implantados os respectivos viveiros para a multiplicação de plantas no âmbito da reposição das plantas a serem abatidas. De acordo com a mesma fonte, o governo daquele ponto da província identificou uma área localizada no povoado de Meropi e outra na vila sede do distrito, onde serão implantados os viveiros com mais de quarenta mil mudas de coqueiros.
Dados disponíveis apontam que, incluindo a província da Zambézia, o projecto irá absorver 17.4 milhões de dólares americanos financiados no âmbito do MCA. E durante o desenvolvimento dos novos coqueiros, as populações que dependem da exploração daquela cultura, irão beneficiar de alguns apoios, nomeadamente a introdução de culturas de rendimento alternativo, microcréditos para o exercício de actividades de negócio, entre outras.
Refira-se que o distrito de Moma efectuou no ano passado o plantio de 20 mil mudas de coqueiros.