Oito pessoas morreram na semana passada por acidentes diversos, informou segunda-feira última em Maputo, o Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) em Moçambique. Do total de óbitos, três foram por incêndio, dois afogamentos, um acidente de viação e duas mortes estranhas.
A maioria dos casos ocorreram nas regiões sul e centro de Moçambique. Segundo o porta voz do SENSAP, David Cumbane, a corporação registou no total 22 ocorrências no período em referência, sendo que os incêndios lideram a lista com um total de 14 casos.
“Os incêndios tiveram como causas, o curto-circuito, chama aberta, aquecimento externo, descarga atmosférica e alguns de origem desconhecida”, explicou Cumbane.
Cumbane afirmou ainda que o incêndio com maior número de vitimas ocorreu numa residência no distrito de vilanculos, província de Inhambane, onde morreram duas pessoas e um total de quatro pessoas ficaram gravemente asfixiadas e estão sob tutela médica.
Para o Porta-voz, os acidentes que ocorrem na região centro do país podem estar de algum modo ligados a situação calamitosa em que a zona se encontra. Por isso o SENSAP tem participado activamente na gestão de calamidades nos distritos do país e em conjunto com o INGC, tem participado no transporte de pessoas e bens nos locais inundados pelas cheias principalmente nas regiões centro e norte de Moçambique.