Um cidadão de nacionalidade chinesa foi interpelado, no último domingo (08), pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, no Aeroporto Internacional daquele ponto do país, na posse ilegal de quantidades não especificadas de pedras preciosas, nomeadamente turmalinas, rubis, entre outros.
Os minérios em causa, com alto valor comercial, foram apreendidos quando o cidadão chinês tentava embarcar para a China. De acordo com Sérgio Morais, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, as pedras preciosas foram detectadas nos scaners instalados naquele aeroporto e, imediatamente, o cidadão chinês foi recolhido para o Posto Policial local, onde foi alvo de investigações.
“O indivíduo não dispunha de nenhum documento que legitimasse a exportação de minérios”, disse Morais. Ainda no âmbito das operações levadas a cabo pela Polícia, seis indivíduos estão detidos, indiciados de terem roubado um camião basculante e uma motoniveladora, pertencentes à empresa chinesa CR20 encarregada da reabilitação da linha férrea Nampula/Cuamba.