Em partida dos quartos-de-final da Taça Maputo, na modalidade da basquetebol, o Ferroviário de Maputo, campeão em título, derrotou o Costa do Sol, por 68 a 55, e garantiu um lugar nas semi-finais, pelo que vai medir forças com o Desportivo de Maputo que, na outra partida desta ronda, bateu a formação do Aeroporto por 64 a 33.
Já são conhecidos os semifinalistas da Taça Maputo edição 2014/15. No confronto mais aguardado da ronda, que colocou frente a frente o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo, segundo e terceiro classificados da série “A” e “B”, saiu-se melhor o conjunto verde e branco.
Foi uma partida em que as duas formações tudo fizeram para sair do pavilhão dos locomotivas da capital do país com o apuramento para as meias-finais. Jogando em casa, os maquinistas pegaram nas rédeas de jogo, face a um Costa do Sol que andou a leste dos acontecimentos, sobretudo na primeira parte.
A partida terminou com o triunfo do Ferroviário de Maputo por 13 pontos de diferença, ou seja, 68 a 55. Nas meias-finais, a equipa de Horácio Martins vai defrontar o Desportivo que não teve dificuldades para despachar a, simpática, formação do Aeroporto pelos expressivos 64 a 33.
A contar para a mesma ronda, a Universidade Pedagógica “A” venceu o Maxaquene por 63 a 49, diga-se, uma surpresa, visto que os tricolores fizeram uma excelente campanha na fase regular. A formação secundária dos universitários foi derrotada pelo conjunto A Politécnica por 60 a 33.
Refira-se que as partidas das meias-finais serão disputadas na quarta-feira (11) no pavilhão do Desportivo de Maputo.
Quadro de resultados dos quartos-de-final:
U. Pedagógica “A” 63 x 49 Maxaquene
Fer. de Maputo 68 x 55 Costa do Sol
Desp. de Maputo 64 x 33 Aeroporto A
Politécnica 60 x 33 U. Pedagógica “B”
Quadro de jogos das meias-finais:
Desp. de Maputo x Fer. de Maputo
A Politécnica x U. Pedagógica “A”
Maxaquene e A Politécnica partilham a liderança em femininos
No que diz respeito aos femininos, a contar para a quarta jornada, o Maxaquene humilhou o seu vizinho, Desportivo de Maputo, pelos expressivos 58 a 17 e consolidou a liderança da prova, mas com os mesmos pontos, sete, da formação da A Politécnica que, na mesma ronda, venceu a formação da Universidade Pedagógica por 54 a 31.
A quarta jornada foi manchada pela falta de comparência do Ferroviário de Maputo no confronto diante do Costa do Sol. Face a esta ausência dos locomotivas no local do jogo, a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo puniu a equipa de Leonel Manhique com uma derrota e uma multa.
Resultados da 4ª jornada:
Maxaquene 58 x 17 Desp. de Maputo
U. Pedagógica 31 x 54 A Politécnica
Fer. de Maputo x Costa do Sol (falta de comparência do Fer. de Maputo)