A Polícia Municipal da Cidade de Maputo ordenou, semana passada, no Distrito Municipal de Kampfumo, o parqueamento de 55 viaturas por poluição sonora e bloqueio de vias públicas. As viaturas foram levadas ao parque da Policia Municipal, onde só poderão retornar aos proprietários mediante o pagamento de 1.250 meticais, valor que pode agravar dependendo do tempo que cada viatura permanecer parqueada.
“Pretendemos, com isso, desencorajar a atitude dos automobilistas que bloqueiam a via pública com as suas viaturas e os que tocam os seus aparelhos, em tom alto, perturbando a tranquilidade pública”, disse o porta-voz da Polícia Municipal, Joshua Lai.
Para as viaturas bloqueadas por mau estacionamento, a multa é de 750 meticais quando a multa é paga no local, antes do reboque policial. Lai afirmou que só na semana finda foram, ao todo, multados 386 automobilistas por diversas infracções com destaque para os transportadores semi-colectivos de passageiros, por encurtamento de rotas.
“Podemos destacar o controlo de encurtamento e desvio de rotas que, só no período em análise, multamos 70 condutores”, afirmou o porta-voz.
Para além dos automobilistas infractores, a polícia interditou o funcionamento de 75 “barracas” (pequenos estabelecimentos comerciais) por transgredir a ordem municipal de encerramento das actividades até 21 horas.
Quanto a venda de bebidas alcoólicas nas estradas, Lai disse que a corporação esta fazendo tudo ao alcance para acabar com o problema. “Conseguimos paralisar a venda de bebidas alcoólicas nas estradas. Exemplo disso é a avenida 10 de Novembro. Este era um desses pontos. Mas já conseguimos dispersar os ambulantes que la vendiam”, sublinhou.