A sequência de 22 vitórias seguidas do Real Madrid, recorde do clube, terminou em derrota por 2 a 1 para o Valencia neste domingo, com um golo de cabeça de Nicolás Otamendi no segundo tempo. Mais tarde o FC Barcelona desperdiçou a oportunidade de ultrapassar o Real Madrid no comando da Liga espanhola de futebol, ao sofrer uma surpreendente derrota com a Real Sociedad, por 1 a 0.
O Real assumiu a liderança do placar depois que Álvaro Negredo cortou com a mão uma cobrança de falta de Toni Kroos dentro da área, e Cristiano Ronaldo calmamente converteu a penalidade, aos 14 minutos do primeiro tempo.
Um chute de André Gomes desviou em Dani Carvajal e acertou a trave nos acréscimos do primeiro tempo, na tentativa de recuperação do Valencia. Antonio Barragán teve o seu próprio chute desviado em Pepe, aos 7 minutos da etapa final, e Otamendi desviou um escanteio às redes, aos 20.
O Real Madrid, que havia perdido pontos pela última vez contra o Atlético de Madrid, no meio de setembro, está com um ponto de vantagem na liderança em relação ao Barcelona no topo do Campeonato Espanhol, mas o time catalão pode superá-los se vencer a Real Sociedad, mais tarde.
Barcelona perde e falha primeiro lugar
Diante da possibilidade de assumir a liderança da La Liga Luis Enrique resolveu inovar, deixando Lionel Messi e Neymar no banco, uma decisão que deixou os adeptos do “barça” incrédulos. A aposta arriscada do técnico ‘culé’ revelou ser isso mesmo, depois da Real Sociedad usufruir do fator sorte, mais concretamente de um autogolo de Jordi Alba, para inaugurar o marcador logo aos dois minutos.
Sem argumentos para superar a ‘muralha’ erguida pela equipa basca, Luis Enrique teve de recorrer aos ‘suspeitos do costume’, fazendo entrar em campo Messi, no arranque da segunda parte, e Neymar, aos 58 minutos.
Mas nem os criativos atacantes catalães conseguiram superar a bem organizada defesa da Real Sociedad, liderada por um irrepreensível guarda-redes Rulli.
Com esta derrota, frente à equipa comandada por David Moyes, que antes do encontro da 17.ª jornada ocupava a 16.ª posição da tabela classificativa, o FC Barcelona desperdiçou uma oportunidade de ouro, terminando a ronda com a mesma diferença pontual para os seus arquirrivais.