Equipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia que caiu com 162 pessoas a bordo identificaram quatro grandes partes da aeronave no mar, informou o chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia neste sábado. Nenhum sobrevivente foi encontrados desde o acidente, que aconteceu cerca de 40 minutos depois que o avião decolou da segunda maior cidade da Indonésia, em uma área conhecida por intensas tempestades tropicais durante a estação das monções atual.
Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Borneo para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e os seus gravadores de caixa-preta.
“Encontramos quatro grandes partes do avião que estamos procurando”, disse o chefe da agência de busca e salvamento Fransiskus Bambang Soelistyo a jornalistas em Jacarta.
O anúncio ocorre enquanto autoridades em Jacarta dizem que a AirAsia estava a violar os termos da sua licença para a rota de Surabaya a Singapura ao voar num domingo, dia em que o Airbus A320-200 mergulhou no mar de Java. As autoridades disseram que investigarão outros horários de voo da companhia aérea de baixo custo.
Um grande objeto foi localizado por um navio de busca durante a noite, disse Soelistyo, e mais três, sendo que o maior de cerca de 18 metros de comprimento, foram localizados no sábado.
Outro oficial, Supriyadi, que está a coordenar a operação do porto de Pangkalan Bun em Bornéu, disse mais cedo que pouca visibilidade tinha dificultado os esforços para capturar imagens dos objetos com os veículos operacionais remotos submarinos (ROVs). “A visibilidade é de apenas dois metros”, disse ele. “Está nublado, tornando-se difícil para as câmeras detectarem”.
Mergulhadores, incluindo uma equipe de especialistas russos que acabam de chegar em Pangkalan Bun, poderão investigar os destroços suspeitos no domingo, se o tempo melhorar, disseram as autoridades.
SEM SOBREVIVENTES
Um relatório do departamento meteorológico da Indonésia disse que é provável que o avião tenha voado em direção a uma área de mau tempo difícil de ser evitada, e que era possível que esta tenha causado a formação de gelo em seus motores. “Com base nos dados disponíveis sobre a última localização da aeronave recebida, o clima foi um fator para causar o acidente”, disse o serviço meteorológico.
Controladores de tráfego aéreo perderam o contato com a aeronave após minutos de vôo, depois que o piloto pediu para voar mais alto para tentar evitar uma célula de tempestade. As autoridades indonésias na sexta-feira questionaram se o piloto seguiu os procedimentos corretos do boletim meteorológico, e mais tarde suspenderam voos da AirAsia de Surabaya para Singapura, justificando que a licença de operação da companhia somente permitia voos nas segundas, terças, quintas-feiras e sábados.
Djoko Murdjatmodjo, diretor-geral do transporte aéreo, disse neste sábado que o Ministério dos Transportes vai investigar outras rotas da companhia aérea, que voa de pelo menos 15 destinos indonésios. “Vamos investigar todos os horários dos voos da AirAsia. Espero que possamos começar na próxima segunda-feira. Nós não vamos focar nas licenças, apenas na agenda”, disse ele. “É possível que a licença da AirAsia na Indonésia seja revogada”, acrescentou, sublinhando que essa era apenas uma possibilidade.
Sunu Widyatmoko, chefe da Indonesia AirAsia, disse a jornalistas que a companhia aérea, que é em 49 por cento detida pela AirAsia baseada na Malásia, iria cooperar com o inquérito. “O governo suspendeu os nossos voos de Surabaya para Singapura e de volta”, disse ele. “Eles estão a fazer o processo de avaliação. A AirAsia vai cooperar plenamente com a avaliação.”
Autoridades disseram que 21 corpos foram retirados do mar na sexta-feira, incluindo dois ainda presos nos seus lugares, elevando o número total de vítimas recuperadas para 30. Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais – as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo.