Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Morte de rinoceronte branco nos EUA deixa apenas 5 exemplares no mundo todo

Um rinoceronte branco do norte morreu este domingo num jardim zoológico da cidade de San Diego (na Califórnia, sudoeste dos EUA), com o que unicamente ficam cinco exemplares no mundo desta espécie à beira da extinção.

Chamado pelo nome Angalifu e de 44 anos, o rinoceronte faleceu aparentemente de velho, segundo um comunicado do responsável do jardim zoológico Safári Park Randy Rieches divulgado pela imprensa. “A morte de Angalifu é uma perda enorme para todos nós”, ressaltou Rieches, que lembrou que agora o rinoceronte branco do norte está “mais um passo perto da extinção”.

Com o seu falecimento, ficam unicamente cinco exemplares da sua espécie no mundo todo: uma fémea no Safári Park de San Diego, outro num zoo da República Checa e três numa reserva no Quénia.

Até há muito pouco, havia quatro rinocerontes nessa reserva, mas em Novembro passado morreu um deles, chamado pelo nome de Suni, de 34 anos.

O tráfico ilícito de marfim e chifre de rinoceronte é uma grande preocupação no leste de África, onde Quénia e Tanzânia são os principais países de saída destes produtos em direção aos mercados da China, Tailândia ou Vietname.

Na década de 1990, tanto o rinoceronte branco como o negro estiveram à beira da extinção. Então, a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou como quase ameaçado o primeiro e em perigo crítico o segundo, do que ficam na África perto de 2.000 exemplares.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *