Cuba receberá o primeiro musical da Broadway em mais de 50 anos, quando “Rent” começar uma digressão de três meses a 24 de Dezembro, disseram produtores, esta segunda-feira (24).
Depois de tentar por vários anos, o grupo de entretenimento Nederlander finalmente conseguiu produzir um musical da Broadway em Cuba, disse um porta-voz do Nederlander Worldwide Entertainment.
Os musicais produzidos pelos Estados Unidos foram proibidos em Cuba depois da revolução de 1959 que levou Fidel Castro ao poder. Apesar de “Carmen Jones” ter sido encenada em Cuba em Junho, a produção em língua espanhola de “Rent” será o primeiro musical da Broadway em Cuba com um elenco completo, músicos e elementos de produção em mais de 50 anos, disse o porta-voz Keith Sherman.
Em 2011, o Nederlander produziu um concerto baseado em musicais da Broadway em Cuba. Em seguida, o Ministério da Cultura de Cuba convidou o grupo a encenar um musical da Broadway completo.
Sherman chamou de produção “baseada na arte” em vez de uma montagem com fins lucrativos, dizendo que os ingressos a preços reduzidos não serão suficientes para cobrir os custos.
O grupo Nederlander, um dos maiores operadores e produtores de teatro e música nos Estados Unidos, está a produzir “Rent” em conjunto com o Conselho Nacional de Artes Cênicas de Cuba no Teatro Bertolt Brecht, de Havana, com uma companhia de 15 actores cubanos.