Os Estados Unidos não tiveram dificuldade para vencer a Sérvia na final do Campeonato Mundial de Basquetebol por 129 a 92, no Palácio de Desportes de Madri, e conquistar o segundo título consecutivo do torneio, após vencer a edição de 2010 na Turquia.
Mais uma vez, a dupla de alas Kyrie Irving e James Harden foram os destaques da partida, anotando 26 e 23 pontos, respectivamente. Irving, inclusive, acabou sendo escolhido como MVP do Mundial.
O ala-pivô Nemanja Bjelica e o ala Nikola Kalinic foram os maiores pontuadores da Sérvia no jogo, ambos com 18 pontos.
Os sérvios começaram o jogo surpreendendo e chegaram a abrir uma vantagem de oito pontos no início do primeiro quarto (15-8), aproveitando da displicência e da pouca intensidade defensiva apresentada pelos americanos.
O técnico Mike Krzyzewski pediu tempo e os EUA acordaram na partida, emendando uma sequência de 13 pontos sem permitir que a Sérvia anotasse um único cesto.
A virada veio em menos de dois minutos, e os americanos fecharam o período em 35 a 21, com 15 pontos de Irving.
Depois do susto, a partida foi tranquila. Os atletas mantiveram o jogo intenso e foram abrindo distância no placar, chegando ao intervalo com 26 pontos de frente (67-41).
O mesmo se repetiu no terceiro quarto, que terminou com uma vantagem de 38 pontos para os EUA (105-67).
Com a vitória, além da medalha de ouro, os EUA garantiram uma vaga no torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.