O grupo militante Estado Islâmico, que ocupou várias partes do Iraque e atraiu os primeiros ataques aéreos dos Estados Unidos desde o final da ocupação em 2011, alertou os EUA que irá atacar os seus cidadãos “em qualquer lugar” se os bombardeamentos atingirem os seus militantes.
O vídeo, que mostra uma foto de um norte-americano decapitado durante a presença dos EUA no Iraque e vítimas de franco-atiradores, contém uma declaração em inglês que diz “iremos afogar a todos em sague”.
Os ataques aéreos dos Estados Unidos no norte iraquiano ajudaram as forças curdas e iraquianas a recuperar parte dos territórios capturados pelos militantes islâmicos, que ameaçaram rumar para Bagdad. A mais recente ofensiva do Estado Islâmico, uma dissidência da Al Qaeda, obrigou dezenas de milhares de pessoas da minoria étnica Yazidi e cristãos a fugir para salvar a vida, e alarmou o governo de Bagdad e seus aliados ocidentais.
Ao contrário da Al-Qaeda, até agora o Estado Islâmico concentrou-se em tomar terras no Iraque e na Síria para seu autoproclamado califado, e não em atentados espectaculares contra alvos ocidentais. O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou numa conferência de imprensa nesta segunda-feira que o Estado Islâmico representa uma ameaça ao Iraque e a toda a região.