Um golo de Rafael Lopes deu neste sábado o empate 1-1 da Académica frente ao Sporting, a jogar com 10 desde os 66 minutos, em encontro da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Os “leões” adiantaram-se no marcador através do peruano André Carillo, aos 15 minutos, e, numa altura em que o triunfo já parecia não ir escapar, Rafael Lopes, no primeiro minuto de descontos, igualou a partida.
O golo prematuro de Carrillo, com um cabeceamento após cruzamento de Jefferson, que ainda desviou no poste, prometia uma noite tranquila, mas os “estudantes” não permitiram. Os “leões” eram a melhor equipa em campo, mas a expulsão de William Carvalho (66), com o segundo cartão amarelo, deixou a equipa do estreante Marco Silva mais exposta à reação dos pupilos de Paulo Sérgio, consumada já nos descontos.
Em lance confuso, que a defesa “leonina” não conseguiu aliviar, a bola chegou a Rafael Lopes, que atirou sem hipóteses para Rui Patrício, castigando o “leão”, que não compensou defensivamente a baixa do seu trinco.
Com este empate, o Sporting permitiu que um dos seus grandes adversários na corrida ao título, o FC Porto, que venceu na sexta-feira o Marítimo por 2-0, ganhe avanço no arranque da prova.