A Coreia do Norte lançou três mísseis de curto alcance a partir da sua costa leste nesta quinta-feira, disse o Ministério da Defesa da Coreia do Sul, pouco antes do papa Francisco chegar a Seul na sua primeira visita a um país asiático.
Os foguetes foram disparados de lançadores múltiplos na cidade norte-coreana de Wonsan e percorreram 220 quilómetros antes de caírem no mar a leste da península coreana, disse um funcionário do ministério. O último foguete foi lançado 35 minutos antes da hora marcada para a chegada do papa Francisco à base aérea de Seul, onde o pontífice começou sua visita de cinco dias à Coreia do Sul.
Os disparos ocorrem antes de exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul, marcados para começar na segunda-feira. Seul e Washington disseram que os exercício têm natureza defensiva, mas a Coreia do Norte emite frequentes reclamações sobre as manobras, que considera um ensaio para uma guerra.
A Coreia do Norte havia lançado mísseis de curto alcance anteriormente em Julho, mas desde então tem dito reiteradamente que os lançamentos são respostas a tais exercícios. “Dado que os EUA e as forças marioneta da Coreia do Sul continuam a encenar exercícios de guerra nuclear contra nós em particular, vamos tomar medidas de autodefesa que vão incluir o lançamento de mísseis, testes nucleares e todos os outros programas”, disse um comunicado divulgado pela mídia estatal norte-coreana na última sexta-feira.
Pyongyang está submetida a duras sanções dos EUA e ONU em decorrência de seus programas de mísseis e nuclear. Foguetes de curto alcance não afrontam as proibições previstas, mas Pyongyang tem mudado o estilo da sua propaganda nos últimos meses para incluir imagens do líder Kim Jong Un supervisionando pessoalmente os lançamentos.