Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Projécteis chegam perto do centro de Donetsk, na Ucrânia, pela primeira vez

Disparos de artilharia caíram pela primeira vez perto do centro de Donetsk, bastião separatista no leste da Ucrânia, nesta quinta-feira, matando pelo menos uma pessoa.

Com forças do governo ucraniano apertando o cerco contra separatistas pró-Rússia, as salvas de artilharia abalaram Donetsk, fazendo com que moradores assustados buscassem abrigo, de acordo com testemunhas. Não estava imediatamente claro se os disparos foram feitos pelo governo ou por forças rebeldes.

Dois projéteis caíram a 200 metros do Park Inn Radisson, um dos maiores hotéis da cidade, estilhaçando as suas janelas. As explosões abriram um buraco no terceiro andar de um edifício de apartamentos e deixou uma ampla cratera no pavimento. Perto do local, havia um corpo coberto por um lençol em cima do chão manchado de sangue.

Enquanto isso, um comboio russo carregando 2 mil toneladas de água, comida de bebé e outros suprimentos humanitários dirigia-se pelo sul da Rússia em direcção à fronteira com a Ucrânia. Kiev disse repetidas vezes que o comboio não poderá entrar no país até que autoridades ucranianas fizessem vistoria da carga.

O comboio de 280 camiões deixou a região de Moscouvo na terça-feira, buscando levar ajuda à região de Luhansk, no leste da Ucrânia, onde a principal cidade é mantida pelos separatistas. O governo de Kiev, apoiado pelo Ocidente, diz que a crise humanitária é parcialmente culpa de Moscovo e denunciou o despacho dos suprimentos como um ato de cinismo. O governo também teme que a operação possa ser uma intervenção militar secreta de Moscovo, a fim de ajudar os rebeldes, que parecem estar perto de uma derrota.

Moscovo, que nega as acusações de ter armado rebeldes com tanques, mísseis e outros equipamentos militares pesados, caracterizou como “absurdas” as sugestões de que poderia utilizar o comboio como um disfarce para uma invasão.

Em Genebra, a porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha, que será responsável pela distribuição da ajuda na Ucrânia, disse: “A questão dos procedimentos de cruzamento de fronteira e liberação alfandegária (para o comboio) ainda tem que ser esclarecida pelos dois lados”.

Um assessor presidencial ucraniano disse que a carga da Rússia pode ser levada para o país apenas sob a responsabilidade da Cruz Vermelha e após as formalidades de cruzamento de fronteira. “A Ucrânia não vai permitir em seu território qualquer escolta de acompanhamento da carga e qualquer repetição de tentativas de enviar os chamados pacificadores”, disse o assessor, Valery Chaly.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!