Uma idosa de nacionalidade portuguesa, identificada pelo nome de Emília Loureiro, de mais de 70 anos de idade, foi assassinada com recurso à força física, na sua residência, na madrugada do último sábado (26), no 1o bairro Samora Machel, na vila municipal de Nhamatanda, na província de Sofala.
Daniel Macuácua, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), confirmou-nos a ocorrência ao @Verdade e reconheceu, também, que os protagonistas deste crime estão em parte incerta mas há diligência com vista a neutralizá-los.
A vítima era viúva e comerciante de produtos tais como refrigerantes e bebidas alcoólicas. Ela vivia naquele ponto do território moçambicano há mais de 50 anos. O @Verdade apurou que um grupo de desconhecidos se introduziu na sua casa pelo tecto, exigiu dinheiro, ameaçou a anciã de morte enquanto esta era violentada.
O guarda que se encontrava na casa não se apercebeu de nenhum movimento estranho na altura em que esta desgraça se deu e descobriu que a sua patroa estava morta de manhã quando pretendia despegar do trabalho. Os supostos bandidos não roubaram nada no domicílio da vítima. O marido de Emília, que em vida respondia pelo nome de Acácio Loureiro, faleceu de causas naturais, em 2012.