Entre 21 e 27 de Julho corrente, na cidade de Maputo, pelo menos seis cidadãos perderam a vida, 11 contraíram traumas graves e 10 ficaram ligeiramente feridos em resultado de 15 sinistros rodoviários.
Refira-se que de 22 a 28 de Julho de 2013, cinco pessoas morreram e outras 24 contraíram ferimentos, das quais 17 em estado grave, sete ligeiros, em consequência de 22 acidentes de viação por cauda da má travessia de peões, cruzamento irregular por parte dos automobilistas, dentre outros factores.
Orlando Modumane, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) a nível da cidade de Maputo disse que na semana passada, dos 15 sinistros rodoviários, nove foram atropelamentos, três despistes, dois choques entre carros e uma queda de passageiro. O excesso de velocidade, o corte de prioridade, a má travessia de peões e a condução em estado de embriaguez estiveram na origem deste problemas.
Na tentativa de reduzir a indisciplina na via pública, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou cerca de 3.821 veículos, tendo emitido 1.640 avisos de multa a automobilistas infractores, deteve 27 condutores que conduziam em estado ébrio, três por tentativa de suborno e dois por abandono de sinistrado.
Em 2013, foram fiscalizadas 4.365 viaturas, das quais 33 apreendidas por diversas irregularidades; emitidos 2.073 avisos de multa; 102 automobilistas submetidos ao bafómetro, destes 51 estavam embriagados e dois indivíduos foram detidos por condução ilegal.