O Desportivo de Maputo deu espectáculo e goleou o representante da província de Cabo Delgado neste domingo (20) com hat-trick de Jojó, numa das quatro partida da 15ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, que fica incompleta devido ao adiamento dos jogos das equipas que cederam jogadores para os “Mambas”.
Antero Cambaco parecem ter reavivado a raça dos alvi-negros de Maputo nesta 2ª volta, depois de uma vitória no Caldeirão de Chiveve na semana passada o Desportivo somou a sua segunda vitória consecutiva e com muitos golos. O primeiro surgiu a passagem do minuto três, na sequência de um pontapé de canto de Lanito, Fanuel remata sobre o corpo de um contrário e o esférico sobra para Chana que limitou-se a encostar e abrir o placar.
Galvanizados com a vantagem os alvi-negros aumentaram a vantagem ainda antes da meia hora de jogo. Lanito flectiu pela direita e cruzou para o centro da área onde Jair cabeceou sem oposição para o fundo das redes de Valério.
O domínio dos anfitriões deixava o seu guarda-redes como um mero espectador. Sassy foi o único dos locomotivas de Pemba a tentar criar perigo mas o seu melhor remate saiu por cima da baliza de Wilson.
A passagem do minuto 36 minutos, Lanito voltou a dar espectáculo, no círculo central fez um passe magistral isolando Jojó que primeiro tirou o guarda-redes da baliza e depois escolheu para onde queria atirar a bola e começar a goleada.
Depois do intervalo o Desportivo continuou dominador e a passagem do minuto 63 aumentou a goleada. Jair galgou terreno pelo flanco esquerdo cruzou para a pequena área onde Jojó com um toque subtil bisou.
Jogados nove minutos Lanito volta a servir em bandeja Jojó que apenas com o guarda-redes Valério pela frente foi imperdoável: marcou o quinto da sua equipa e o terceiro da sua conta pessoal.
Com a goleada fechada os representantes de Cabo Delgado ainda conseguiram marcar o seu golo de honra por Maninho que, no minuto 80, aproveitou uma defesa incompleta de Wilson depois de um livre soberbamente marcado por Sassy, fixando o resultado final em 5 a 1.
A equipa de Antero Cambaco saltou para a quinta posição.
Ferroviário de Nampula e HCB de Songo firmes na perseguição ao líder
Ainda neste domingo, o Ferroviário de Nampula recebeu e venceu o Têxtil de Púnguè pela margem mínima, mantendo assim a segunda posição.
No Songo, o HCB voltou as vitórias goleando o Estrela Vermelha da Beira por 3 a 0 e continua firme na terceira posição.
Na capital da Zambézia os locomotivas locais receberam e venceram o Desportivo de Nacala pela marca mínima resultado que lhe permitiu afastar-se mais da zona de despromoção.
Confira os resultados de algumas das partidas da 15ª jornada:
Desportivo de Maputo 5 – 1 Ferroviário de Pemba
Ferroviário de Quelimane 1 – 0 Desportivo de Nacala
HCB de Songo 3 – 0 Estrela Vermelha da Beira
Ferroviário de Nampula 1 – 0 Têxtil de Púnguè
As partidas adiadas, da jornada 15ª, são:
Terça-feira (22), 15h, Maxaquene X Clube de Chibuto (Estádio Nacional de Zimpeto)
Quarta-feira (06), 15h, Liga Muçulmana X Ferroviário de Maputo (Campo da Matola C)
Quarta-feira (06), 15h, Ferroviário da Beira X Costa do Sol (Caldeirão do Chiveve)