Foi inaugurado, na manhã de sexta-feira (04), pelo ministro da saúde, Alexandre Manguele, o bloco operatório do Departamento de Oftalmologia no Hospital Central de Nampula (HCN), uma instalação destinada ao tratamento, prevenção da cegueira e reabilitação de pessoas que padecem de fraca visão. Porém, segundo apurámos, há falta de técnicos qualificados para esta área.
Izidine Hassane, director da Sightsavers, organização não-governamental que financiou as obras, disse que a sua instituição pretende apostar na formação de recursos humanos com vista a responder à demanda, uma vez a província de Nampula conta apenas com três oftalmologistas.
Na ocasião, a governadora da província de Nampula, Cidália Chaúque frisou que a Oftalmologia do HCN é importante e é um contributo para que mais utentes do Serviço Nacional de Saúde acedam com celeridade a cuidados especializados de saúde ocular.
Segundo a governante, o HCN passa a dispor de um novo bloco de Oftalmologia de referência a nível nacional. Para a edificação da infra-estrutura, foram despendidos pouco mais de 50 milhões de meticais, dos quais 40 milhões destinados à construção e o restante montante ao apetrechamento da infra-estrutura.