Um balão de hélio carregando uma nave experimental da Nasa em forma de disco foi lançado de uma instalação da Marinha dos Estados Unidos em Kauai, no Havaí, este sábado (28), para testar sistemas de pouso para futuras missões a Marte.
O balão – grande o suficiente para encher o estádio de futebol Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia – decolou às 2:40 do horário local para uma subida estimada em três horas, para 120 mil pés (36.576 metros) acima do Oceano Pacífico.
O lançamento, que foi adiado seis vezes este mês por clima inadequado, foi transmitido ao vivo pela Nasa Television. Uma vez em posição correcta, a nave em forma de disco será libertada do balão para que o seu motor de foguete possa fazer o veículo subir até 180 mil pés (54.900 metros).
Em seguida, um escudo em forma de rosquinha será inflado, desacelerando o veículo de 4.828 quilómetros por hora para cerca de metade desta velocidade. Finalmente, um grande paraquedas de 34 metros de diâmetro será accionado para transportar o veículo para um pouso controlado no oceano.
“É o maior paraquedas supersónico que já testamos”, disse o engenheiro da Nasa Dan Coatta. O objetivo do teste é colocar o protótipo do sistema de pouso em condições que seriam experimentadas em Marte.