As autoridades sudanesas voltaram a deter uma mulher cristã, esta terça-feira (24), horas depois de livrá-la da pena de morte por abandonar o Islão para converter-se ao Cristianismo.
Não ficou claro por que Mariam Yahya Ibrahim foi detida enquanto tentava embarcar num voo no aeroporto de Cartum, mas o seu advogado disse que ela deve ser solta na quarta-feira.
Uma autoridade de segurança que confirmou a prisão afirmou saber a razão do ocorrido. Dois diplomatas disseram que Ibrahim, seu marido e duas crianças estavam a tentar ir para os Estados Unidos via Cairo ou Juba.
Os quatro foram detidos. Ibrahim, de 27 anos, foi solta na segunda-feira por um tribunal de apelação, que cancelou a sua pena de morte depois de o governo ter passado a sofrer o que chamou de pressão inédita.
Depois da sua libertação, ela foi enviada a uma localidade secreta para sua protecção, uma vez que a família relatou ter recebido ameaças.
A embaixada dos EUA em Cartum afirmou num breve comunicado que estava ciente da nova detenção de Ibrahim, que estava em contato com a família dela e monitorando a situação de perto.