Tribos sunitas assumiram o controle de um posto de controle na fronteira entre o Iraque e a Jordânia na noite de domingo (22), depois de o Exército do Iraque ter se retirado da área depois de um confronto com os rebeldes, disseram as fontes do sector de inteligência iraquiano e jordaniano.
A mudança ocorreu depois de os militantes sunitas liderados pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) terem tomado o controle de pontos de passagem no norte do Iraque, na fronteira com a Síria, seguindo a sua meta de formar um “califado” nas áreas dos dois países, o que vem alarmando o Oriente Médio e o Ocidente.
Não ficou imediatamente claro se a tomada da passagem iraquiano-jordaniana de Turaibil por membros de tribos é parte do amplo avanço do EIIL, que também ajudou o grupo islamita a garantir linhas de suprimento.
Fontes no Exército da Jordânia disseram que as suas tropas estão há dias em estado de alerta ao longo dos 181 quilómetros da fronteira com o Iraque, para afastar “qualquer ameaça potencial observada”.