Os militantes islâmicos do Boko Haram estão a planear atacar a capital da Nigéria com bombas montadas em camiões de combustível, informou o governo nigeriano, despertando temores de um avanço rumo ao sul a partir da sua base no norte do país.
O governo nigeriano está a ter dificuldades para mostrar que consegue conter a insurgência do Boko Haram, desde que o grupo atraiu a atenção de todo o mundo em Abril ao sequestrar mais de 200 meninas de uma escola no nordeste do país.
Para provar a sua reacção, o governo disse, esta quinta-feira (19), que as forças de segurança mataram dez membros do grupo insurgente no Estado de Borno, no nordeste, obtendo um raro sucesso.
Sem explicar como o governo planeia conter os ataques, um funcionário de alto escalão do Ministério da Informação, Mike Omeri, disse em comunicado na noite da quarta-feira que os rebeldes planeiam plantar “dispositivos explosivos improvisados nos camiões-tanque e conduzi-los a locais movimentados em Abuja”.
O Boko Haram matou milhares de pessoas desde 2009 e diz querer criar um Estado islâmico no norte nigeriano de maioria muçulmana.