Uma delegação de empresários moçambicanos desloca-se em Junho próximo à cidade irlandesa de Dublin, numa missão de prospecção de oportunidade de negócios, visando convencer a classe empresarial daquele país europeu a investir em Moçambique, basicamente nas áreas de agro-indústria e pecuária.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da visita do Presidente da República Armando Guebuza à Irlanda, entre os dias 3 e 6 de Junho, apurou-se de fonte do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), co-organizador do seminário de negócios Moçambique-Irlanda.
Durante o evento, a classe empresarial moçambicana irá igualmente divulgar as potencialidades de negócios nas áreas dos recursos minerais, Saúde/medicamentos, pesca, turismo e hidrocarbonetos, indica o GAZEDA, perspectivando-se joint-ventures entre empresas moçambicanas e irlandesas.
Em Dublin, Moçambique pretende ainda atrair potenciais investidores para a Zona Económica Especial de Mocuba, na província da Zambézia, recentemente aprovada pelo Conselho de Ministros.
A zona ocupará uma área de cerca de 10,727 quilómetros quadrados e visa contribuir para um rápido desenvolvimento dos distritos de Mocuba e Lugela, para além do posto administrativo de Munhamade, na Zambézia.
A escolha da Irlanda surge pelo facto de a economia daquele país europeu ser bastante avançada nas áreas de investigação científica, uso de tecnologias de ponta (medicamentos, computadores, serviços bancários e seguros), para além do forte desenvolvimento em agro-indústria, pesca e turismo.