O americano Michael Phelps, maior campeão olímpico da história, voltará a nadar profissionalmente este mês e pensará sobre um possível retorno às principais competições do mundo.
Segundo as declarações do seu técnico, Bob Bowman, a jornais americanos, Phelps, de 28 anos, participará do Arena Grand Prix, em Mesa, no Arizona, entre os dias 24 e 26 de abril, para se reencontrar com o ambiente de competição, mas sem estabelecer nenhum objetivo específico.
O atleta, que tem 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro, foi inscrito nas provas de 50m e 100m nados livres e nos 100m borboleta. O objetivo de Phelps é competir em corridas curtas e algumas estafetas, em vez das provas individuais mais longas que disputou durante boa parte de sua carreira. Além disso, a Federação de Natação dos Estados Unidos confirmou que Phelps já se inscreveu em outras competições que acontecerão em maio, em Charlotte, e em junho, em Santa Clara, na Califórnia.
O calendário do nadador dá a entender que ele quer ver como estará o seu desempenho nas piscinas até o mês de agosto, quando serão disputadas as eliminatórias nacionais em Irvine, na Califórnia, nas quais serão definidas as equipes que vão para o Mundial de 2015. Se for bem, o americano pode pensar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Phelps, que anunciou a aposentadoria após os Jogos de Londres, em 2012, voltou a treinar no fim do ano passado e retornou ao programa de exame antidoping dos Estados Unidos, que o obrigou a passar por um período de espera de seis meses até a Agência Americana Antidoping (USADA) lhe dar o sinal verde para competir.