Entre 29 de Março último e 04 de Abril em curso, pelo menos 34 pessoas perderam a vida, 46 ficaram gravemente feridas e 48 contraíram ferimentos ligeiros em consequência de 43 acidentes de viação resultantes da velocidade excessiva, má travessia de peões, ultrapassagens irregulares, dentre outras formas de inobservância das normas estabelecidas no Código da Estrada.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), a cidade de Maputo foi a que registou maior número de sinistralidade rodoviária, com 12 casos, seguida das províncias de Inhambane e Gaza, com sete e seis sinistros, Manica e Zambézia com cinco quatro casos. A corporação lamenta o facto de 28 pessoas terem sido atropeladas e quatro terem contraído sequelas em consequência de quedas dos veículos nos quais se faziam transportar.
Na tentativa de conter a sinistralidade rodoviária, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou cerca de 25.592 viaturas e puniu 4.794 automobilistas por violação das regras de trânsito e 84 condutores por dirigirem em estado de embriaguez. Na mesma operação, a Polícia apreendeu 44 veículos por diversas irregularidades, 110 livretes e deteve 12 indivíduos por condução ilegal.