Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nigéria supera a África do Sul como a maior economia do continente

A Nigéria superou a África do Sul como a maior economia da África depois de uma revisão nos cálculos quase dobrar o seu produto interno bruto, mostraram as estatísticas oficiais, este domingo (6).

O PIB de 2013 do maior produtor de petróleo da África totalizou 80,22 trilhões de nairas ou 509,9 bilhões de dólares, disse o Departamento de Estatísticas da Nigéria. Esse novo resultado modifica a relação dívida-PIB da Nigéria para 11 por cento em 2013, contra 19 por cento em 2012, acrescentou o chefe de estatísticas Yemi Kale, na capital Abuja.

A maioria dos governos revê o cálculo do PIB, de tempos em tempos, para reflectir mudanças, mas a Nigéria não havia feito isso desde 1990. Setores como o comércio online, telefonia celular e a indústria de filmes chamada de “Nollywood” tiveram de ser incluídas para formar um cenário mais preciso.

Com os investidores estrangeiros a prestarem mais atenção no país, a Nigéria foi forçada a calcular mais precisamente suas estatísticas, inclusive o PIB, disse Kale, acrescentando que o ano base seria recalibrado a cada cinco anos, de acordo com normas globais.

A Nigéria, país mais populoso da África, com 170 milhões de pessoas, vem crescendo como um destino de investimentos estrangeiros, devido ao tamanho do seu mercado consumidor e ao crescimento do seu mercado de capitais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!