O Barcelona foi proibido pela Fifa de contratar jogadores por duas janelas de transferências consecutivas e multado em 450 mil francos suíços (cerca de 510 mil dólares) como punição por descumprir regras na transferência internacional de jogadores menores de 18 anos, informou a Fifa em comunicado, esta quarta-feira (2).
A federação espanhola (RFEF) foi multada em 500 mil francos suíços por também ter sido considerada culpada pela Fifa de irregularidades nas transferências dos jovens jogadores. “A RFEF e o FC Barcelona violaram várias disposições relativas à transferência internacional e ao primeiro registo de menores não espanhóis pelo clube”, disse a Fifa.
“O Barcelona violou os… regulamentos no caso de dez jogadores menores e cometeu várias outras infracções simultâneas no contexto de outros jogadores”, acrescentou a federação. A Fifa disse que as sanções impostas pelo comité disciplinar da entidade correspondem a transferências realizadas entre 2009 e 2013.
“O Comité Disciplinar da Fifa reforçou que leva a protecção de menores de idade no futebol muito a sério”, disse a Fifa. “A Comissão Disciplinar reconheceu que os jogadores de futebol jovens são vulneráveis ??à exploração e abuso em um país estrangeiro sem os controles adequados.
Este facto torna especial a protecção dos menores no futebol por organismos que regem o desporto, especialmente pela Fifa”, acrescentou.