O novo vírus da gripe A (H1N1) infectou 8.480 pessoas em 39 países, entre quais 72 morreram, segundo o balanço mais recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado neste domingo em seu site.
Este saldo revela uma nítida desaceleração do número de casos registrados em relação à última semana, em que o número de vítimas aumentava à ordem de quase mil por dia. Sábado, a OMS havia informado 8.451 casos em 36 países, por 4.694 casos no início da semana.
Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, apesar de o balanço da véspera ser o mesmo hoje (4.714 casos). Lá, segundo a OMS, morreram quatro pessoas. Em seguida, de acordo com a OMS, vem o México, com 2.895 casos, dos quais 66 vítimas fatais. Porém, sábado, o México informou 3.034 pessoas infectadas e 68 mortes.
O Canadá é o terceiro país mais afetado, segundo a OMS, com 496 casos (520, segundo as autoridades) e um mortal. A Espanha, por sua vez, é o primeiro país europeu mais afetado, com 103 casos, seguida por Grã-Bretanha, com 82 casos.
Os dados da OMS são com frequência inferiores aos balanços divulgados pelos países, porque os números nacionais são submetidos a procedimentos de verificação da organização.