Em confronto de clubes eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus em futebol, o FC Porto saiu na frente do Napoles nos oitavos de final da Liga Europa vencendo o jogo disputado em Portugal por 1 a 0, enquanto o Valencia colocou um pé nos quartos ao derrotar o Ludogorets por 3 a 0 na Bulgária.
No Estádio do Dragão o placar já poderia ter sido aberto no primeiro tempo, aos 20 minutos, quando Carlos Eduardo aproveitou cruzamento de Jackson Martínez e cabeceou para o fundo da baliza. No entanto, a arbitragem anulou o lance assinalando fora de jogo. A equipa da casa insistia de todas as formas, o guarda-redes Pepe Reina ia garantindo o 0 a 0.
No entanto, no começo da segunda etapa, quando o Napoles começava a sair do jogo, Jackson Martínez fez 1 a 0 para a equipe portuguesa. Quaresma cruzou, o colombiano ficou com a sobra e chutou cruzado, aos 11 minutos do primeiro tempo.
Em desvantagem, a equipe italiana até se soltou mais, mas quem esteve mais perto do golo foi o Porto, que acertou uma bola na trave. Aos 37, Reina cortou mal o cruzamento, Quintero pegou a sobra e carimbou o poste direito.
O melhor resultado entre os três primeiros duelos da fase de oitavas da Liga Europa, porém, foi obtido pelo Valencia, que mesmo jogando com um a menos por cerca de 65 minutos derrotou o Ludogorets por 3 a 0 na Bulgária, quebrando uma invencibilidade de oito jogos dos donos da casa. A equipa espanhola fez 1 a 0 logo aos cinco minutos de bola rolando no Estádio Nacional Vasil Levski, em Sófia, com golo de Barragán com chute de primeira.
A situação do Ludogorets pareceu melhorar aos 24 do primeiro tempo. Keita cometeu pênalti em Bezjak, que se encaminhava para conseguir o golo de empate, e foi expulso. Mas o próprio Bezjak foi para a cobrança e Diego Alves defendeu. Mesmo com um a menos, o Valencia continuou jogando melhor e marcou o segundo pouco depois, aos 33 minutos, Cartabia.
Depois do intervalo, aos 14 minutos, Senderos deixou o dele e fechou o placar elástico.