Um grupo de desconhecidos protagonizou um assalto com recurso a armas de fogo do tipo AK47 e apoderou-se de 12.450 meticais e vários bens, na noite da última segunda-feira (24), numa residência no bairro de Muahivire, na cidade de Nampula.
Por volta das 20h:00, de repente, um bando com armas em empunho invadiu uma casa, imobilizou os proprietários que estavam a jantar, saqueou os bens e, em seguida, sentaram-se à mesa e, também, passaram a refeição perante o desespero das vítimas.
Outro grupo de meliantes actuou no bairro de Mathapue, cidade portuária de Nacala. O grupo, também munido de uma pistola, introduziu-se numa residência, ameaçou os donos e apoderou-se de diversos bens, dentre os quais electrodomésticos.
Nesse assalto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) esteve no local e houve troca de tiros com os supostos gatunos, o que resultou na morte de um dos integrantes da quadrilha. Segundo Sizi Panguene, substituta do porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, o larápio morreu no hospital.
Enquanto isso, uma viatura com a chapa de inscrição AAB-044-MN, uma motorizada e outros bens foram recuperados pela Polícia na cidade de Nampula e na vila municipal de Malema.