A província de Nampula recenseou 25.592 jovens, dos 19 mil que estavam previstos, para o serviço militar que arrancou em Janeiro último e termina esta sexta-feira (28) em todo o território moçambicano.
Os distritos de Nacala-Porto, Angoche, Ribáuè, Malema, Murrupula, Mossuril e a cidade de Nampula inscreveram um número elevado de jovens com idade para ir a tropa. Nas restantes regiões o processo foi caracterizado por dificuldades relacionadas com a intransitabilidade das vias de acesso.
Carlos Lâmina, delegado provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização de Nampula, admitiu que a comunicação social contribuiu bastante na divulgação do recenseamento militar nas comunidades e, por via disso, o número acima referido.
Na província da Zambézia, foram registados 26 mil mancebos, dos quais seis mil do sexo feminino. A delegada provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização, Calídia Fernandes, enalteceu o empenho dos líderes comunitários para o sucesso do processo, bem como o envolvimento dos pais e encarregados de educação.
Calídia Fernandes disse que pela terceira consecutiva a província é a que mais jovens mobiliza para o cumprimento do serviço militar em diferentes centros de instrução. Refira-se que em todo o país o Governo espera recensear 170 mil jovens.